MoV Paulínia promove ações no Novembro Azul
Garagem recebeu decoração especial para marcar o mês de cuidados com a saúde masculina, além de realizar palestra sobre o câncer de próstata e distribuir brindes
A garagem da MoV Paulínia, que atende o transporte urbano de Paulínia, organizou para novembro, diversas atividades para marcar o mês de prevenção ao câncer de próstata.
No dia 11, os colaboradores puderam assistir a palestra sobre o tema, com a médica Larissa Tonon. Além disso, a garagem recebeu decoração temática em azul, distribuiu brindes e ofereceu um lanche especial para os participantes.
E desde o mês passado, 17 ônibus da cidade receberam busdoors temáticos que vão operar até o fim deste mês pelas ruas da cidade, para lembrar a população sobre os cuidados com a saúde feminina, no mês do Outubro Rosa, e dos cuidados com a saúde masculina, no mês do Novembro Azul, quando se foca na prevenção ao câncer de próstata.
Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo inteiro durante o mês de novembro, que visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha teve origem na Austrália em 2003 e no Brasil é realizada desde 2011. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano, no triênio 2023-2025. O câncer de próstata é o tumor maligno mais incidente em homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Prevenção
Para possibilitar a cura do câncer de próstata, é importante o diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem consultar um urologista para conversar sobre o exame de toque retal e o exame de sangue PSA.
De acordo com o INCA, medidas preventivas incluem:
– Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; redução de gordura, principalmente as de origem animal;
– Adoção de estilo de vida mais saudável, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física e manter o peso adequado;
– Identificação e tratamento adequado de hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, além de evitar o consumo de álcool e não fumar;
– Fazer consultas regulares com o urologista para a pesquisa das patologias da próstata.